quinta-feira, 4 de setembro de 2008

HOJE 04/09 NAS MERCENÁRIAS.

◊ FOLHA DE SÃO PAULO-->
CPI DOS GRAMPOS
CPI pede quebra de sigilo de duas operações da PF
A CPI dos Grampos da Câmara aprovou ontem pedido de quebra de sigilo das Operações Satiagraha, que levou à prisão o banqueiro Daniel Dantas, e da Chacal, que investigou suposta espionagem feita pela empresa Kroll. Os deputados também aprovaram a convocação do ministro da Defesa, Nelson Jobim, para que ele explique, na quarta-feira, a informação levada ao presidente Lula de que a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) comprou maletas de interceptações telefônicas, como revelou a Folha ontem.As informações sigilosas da Satiagraha foram pedidas ao juiz Fausto Martins De Sanctis, que autorizou a prisão, entre outros, de Dantas, Naji Nahas e do ex-prefeito Celso Pitta, e as da Chacal ao juiz Luiz Renato Pacheco, especialmente sobre dados relacionados aos grampos e pessoas interceptadas. O compartilhamento de dados da Chacal já foi pedido anteriormente, mas negado pelo STF. O relator da CPI, Nelson Pellegrino (PT-BA), alega que agora o seus requerimentos estão discriminados e que por isso os juízes não têm como negar.
Leia mais>>


◊ ESTADÃO-->
DUAS NOVAS RODADAS
Governo esvazia novo leilão de áreas de petróleo
Numa tentativa de acalmar o mercado e dar sinais de que o governo pretende continuar trabalhando com concessões para a exploração de petróleo no País, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu ontem lançar duas novas rodadas de licitação até o fim do ano. Mas todos os blocos ofertados se localizam em terra, por uma decisão também expressa de manter fechada, até segunda ordem, qualquer nova concessão em mar, mesmo em águas rasas, consideradas fora da chamada camada de pré-sal.Será a primeira vez que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) fará leilões apenas de blocos terrestres. Dos blocos ofertados, 171 pertencem à chamada 10ª Rodada e estão dispersos pelo território de 10 Estados. Além disso, o governo decidiu licitar mais 19 campos petrolíferos do Recôncavo Baiano (da 3ª Rodada) explorados pela Petrobrás, mas que perderam o interesse econômico da estatal. A expectativa é de que a 10ª Rodada aconteça em 18 de dezembro e a 3ª "Rodadinha", como é conhecida no setor, no dia 2 de dezembro.
Leia mais>>
◊ JB ONLINE-->
GRAMPO ILEGAL
Jobim entra na briga Abin-federais
As investigações sobre o grampo no aparelho do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e a guerra entre a Polícia Federal e Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ganharam mais um ator de peso: o ministro da Defesa, Nelson Jobim, cuja posição foi decisiva na última para o afastamento temporário do delegado Paulo Lacerda do ao afirmar que a Abin utilizava uma maleta secreta de espionagem. O equipamento de monitoramento eletrônico comprado pela Abin – um sistema anti-grampo conhecido por Oscor 5000, produzido pela empresa americana Reserarch Eletrônics International (REI) – é usado pelo Exército e por outros cinco órgãos federais: Senado, Polícia Federal Ministério Público Federal, Caixa Econômica Federal e Polícia Militar do Distrito Federal.
Leia mais>>

◊ O GLOBO-->
DEPOIMENTO
Agentes dizem na CPI que maleta da Abin não faz grampo telefônico
O diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a Segurança das Comunicações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Otávio Carlos Cunha da Silva, negou nesta quarta-feira, em depoimento à CPI do Grampo, que o aparelho usado pela agência para fazer rastreamentos seja a mesma maleta que a Polícia Federal utiliza para grampear conversas por meio de celulares. Ele disse que o aparelho da Abin só pode ser usado para captar conversas transmitidas por microfones ou outros equipamentos de escuta ambiental. - O conteúdo da comunicação é impossível de ser inteligível. Esse equipamento não seria capaz de fazer interceptação de celular. Só escuta ambiental. O máximo que vai conseguir é saber que no ambiente há vários celulares transmitindo ondas - disse.
Leia mais>>

◊ CLAUDIO HUMBERTO-->
INFRAERO
Aeroportos: privatização em outubro
O BNDES cumprirá a ordem do presidente Lula e iniciará a privatização da Infraero em outubro, após submeter à Agência Nacional de Aviação Civil o modelo do edital de venda dos dois primeiros aeroportos, Galeão e Viracopos. A idéia de privatizar abrindo o capital da estatal Infraero era só conversa para fazer dormitar bovinos. O ministro Nelson Jobim (Defesa) defendia esse modelo com ardor, mas foi voto vencido.
Leia mais>>

◊ Correio Braziliense-->
OPERAÇÃO MÃO-DE-OBRA
Uma pizza terceirizada
A decisão da procuradora da República Luciana Marcelino Martins de não aprofundar a investigação sobre os elos entre o primeiro-secretário do Senado, Efraim Morais (DEM-PB), e o lobista Eduardo Bonifácio Ferreira será o argumento usado pelo parlamentar para que o caso seja enterrado pelo corregedor da Casa, Romeu Tuma (PTB-SP). Tuma vem sendo pressionado a arquivá-lo nos próximos dias, apesar das relações suspeitas entre Efraim e o lobista, acusado formalmente pelo Ministério Público de negociar em 2006 o resultado das concorrências públicas para o fornecimento de mão-de-obra terceirizada no Senado. No primeiro semestre deste ano, Efraim prorrogou esses contratos até 2009.
Leia mais>>

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP