sexta-feira, 6 de junho de 2008

HOJE NAS GOLPISTAS



◊ FOLHA DE SÃO PAULO-->

DECEPCIONANTE
Reunião da ONU sobre a fome acaba em fracasso
Jacques Diouf, o diretor-geral da FAO, braço da ONU para Alimentação e Agricultura, havia dito, ao inaugurar na terça-feira a Cúpula sobre Segurança Alimentar, que havia passado o tempo das palavras e era hora da ação.Dois dias depois, a cúpula termina sem ação alguma e quase sem palavras, porque o comunicado final foi sucessivamente adiado, para sair só no início da noite romana, em termos tão aguados que o chanceler italiano, Franco Frattini, reconheceu que o texto "é decepcionante". Emendou Frattini: "Se os líderes mundiais não conseguem pôr-se de acordo ao menos para evitar os danos de uma situação dramática de emergência alimentar, isso me preocupa".
Leia mais>>


◊ ESTADÃO-->

VENDA DA VARIG
Dilma impediu contestação da Infraero no caso Varig
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, operou para silenciar resistências no governo à venda da VarigLog para o fundo americano Matlin Patterson e três sócios brasileiros, há dois anos. Acusada pela ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu de pressionar o órgão a tomar decisões favoráveis ao negócio, Dilma também agiu em outros setores da administração federal, segundo pessoas que acompanharam o processo de transferência de ações.Na manhã de 25 de junho de 2006, dois dias depois de a Anac aprovar a transferência do controle acionário da VarigLog para a Volo do Brasil, em sociedade com o fundo americano, a ministra-chefe da Casa Civil telefonou para o então presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, reclamando de declarações contra o posicionamento "impatriótico" da agência, termo usado por ele em entrevistas publicadas naquele dia. "Você não tem que se meter nisso, você exorbitou na sua função", disse Dilma Rousseff ao brigadeiro, em tom exaltado, relataram fontes do governo. "A Infraero não deve se envolver nas questões da Anac."
Leia mais>>


◊ JB ONLINE-->

CPI DOS CARTÕES
Todo mundo é inocente
Por 14 votos a 7, o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Cartões Corporativos, feito pelo deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), foi aprovado, ontem, sem pedir indiciamentos, sem citar o episódio do dossiê dos gastos tucanos feito dentro da Casa Civil e apontando apenas "equívocos" dos ministros do presidente Lula. Em relação aos ministros do governo passado, o relatório diz que eles cometeram "erros graves" no uso do dinheiro público.Após quase três meses de trabalho, o relator concluiu que o uso do cartão para pagar despesas pessoais não pode ser considerado crime, o que justificou sua decisão de não pedir o indiciamento nem mesmo dos cinco ministros de FHC.
Leia mais>>


◊ O GLOBO-->

ESCÂNDALO
Documentos comprovam venda atropelada da VarigLog
Documentos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre a venda da VarigLog em 2006, aos quais O Globo teve acesso, revelam que a elaboração de pareceres foi acelerada para a aprovação do negócio pelo órgão regulador. Em sete dias, o órgão passou a tratar obstáculos que considerava suficientes para paralisar a operação como legais. Esta mudança, segundo denúncia da ex-diretora da Anac Denise Abreu , foi provocada pela pressão direta da ministra Dilma Rousseff. A corrida pela legalização da papelada começou uma semana antes de 23 de junho - quando a operação foi aprovada pela Anac por volta da meia-noite. Até então, diante de suspeitas da existência de contrato de gaveta, a agência insistia na apresentação de documentos para comprovar a origem dos recursos, para garantir que a empresa ficasse nas mãos de brasileiros, como manda a lei.
Leia mais>>


◊ CLAUDIO HUMBERTO-->

CARIMBO VERDE PARA AEROPORTOS
Infraero faz balanço do PAC
Em nota divulgada à imprensa, a Infraero fez um balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que investe cerca de R$ 789 milhões somente na área de logística. Segundo a estatal, desse valor, cerca de R$ 212 milhões referem-se à infra-estrutura aeroportuária. De acordo com o último balanço, apresentado ontem, ações em 32 aeroportos da rede receberam “carimbo verde” da Casa Civil. O presidente Sergio Gaudenzi diz estar satisfeito com o resultado e se empenhando para que todas as outras obras estejam em dia.
Leia mais>>


◊ Correio Braziliense-->

MERCADO DA MORTE
Força-tarefa contra máfia dos caixões
O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares, defendeu a formação de uma força-tarefa para investigar o mercado da morte no Distrito Federal. Segundo Valadares, que representa 16 mil juízes de todo o país, o assunto é muito complexo para ficar apenas no âmbito de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Legislativa. “Acho que é hora de a Polícia Federal e o Ministério Público entrarem na história. É preciso aprofundar as investigações e garantir os direitos dos mortos e dos seus familiares”, defendeu o magistrado.
Leia mais>>

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP