terça-feira, 3 de junho de 2008

HOJE NAS GOLPISTA.


FOLHA DE SÃO PAULO

MEIO AMBIENTE
Desmatamento cresce e Minc quer prender bois
Mesmo antes de terminar o período de observação da Amazônia - que vai até julho -, dados de satélite apontam que o desmatamento já superou o total visto no intervalo anterior. Entre agosto de 2007 e abril de 2008, o Deter, sistema de detecção em tempo real do governo, enxergou 5.850 km2 desflorestados. Entre agosto de 2006 e julho de 2007, o mesmo sistema viu 4.974 km2."O importante é que continua havendo a tendência de aumento mensurável de desmatamento", disse Gilberto Câmara, diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Leia mais>>


◊ ESTADÃO-->

DESMATAMENTO
Em 1 mês, Amazônia tem área desmatada do tamanho do Rio
O desmatamento acumulado dos últimos nove meses na Amazônia já superou em 15% o acumulado de 12 meses do ano anterior. Foram 5.850 km2 derrubados entre agosto de 2007 e abril de 2008, comparado a 4.974 km2, entre agosto de 2006 e julho de 2007 - período pelo qual se calcula a taxa anual de destruição da floresta. Só no mês de abril, o programa de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) identificou 1.123 km2 de desmatamento - área equivalente à cidade do Rio, com 1.182 km2. Em março, o sistema havia detectado só 145 km2 de floresta cortada ou degradada. A diferença deve-se em grande parte à menor cobertura de nuvens em abril (53%) do que em março (78%), o que permitiu que o satélite "enxergasse" muitas áreas que já estavam desmatadas, porém escondidas sob as nuvens.
Leia mais>>


◊ JB ONLINE-->

CÂMARA
Novo imposto tem dia decisivo hoje
A criação da Contribuição Social à Saúde (CSS) está nas mãos da bancada da saúde. Os governistas passaram o dia de ontem fazendo as contas e ainda não têm segurança de que conseguirão garantir hoje, em plenário, o apoio dos 257 deputados para aprovar a criação do novo tributo, nos moldes da extinta Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). A idéia governista é apresentar projeto de lei complementar substitutivo à regulamentação da Emenda 29, que fixa repasses da União, Estados e municípios.Pelos cálculos dos governistas, se pode conseguir até 275 votos a favor da CSS, uma margem considerada pequena. A principal preocupação do governo é com os parlamentares da bancada da saúde, formada por 243 deputados. Comandados pelo tucano Rafael Guerra (MG), pelo menos 160 deputados da bancada dizem que são contrários à inclusão da CSS no texto de regulamentação da Emenda 29. A idéia é emplacar a nova CPMF, com alíquota de 0,1% sobre qualquer movimentação financeira. Se for aprovada na Câmara, a CSS só passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2009.
Leia mais>>


◊ O GLOBO-->

EM DEFESA DO ETANOL
Lula defende biocombustíveis e culpa petróleo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o uso dos biocombustíveis frente aos que o culpam pela alta do preço dos alimentos e responsabilizou o petróleo e o protecionismo pela atual crise. A defesa foi feita durante seu discurso na conferência sobre segurança alimentar que teve início nesta terça-feira, em Roma, e da qual participam quase 500 chefes de Estado e de Governo. - Os biocombustíveis não são o vilão. Vejo com indignação que muitos dos dedos que apontam contra a energia limpa dos biocombustíveis - inclusive o etanol de cana de açúcar - estão sujos de óleo e carvão.
Leia mais>>


◊ CLAUDIO HUMBERTO-->

INTELIGÊNCIA MILITAR
Terroristas queriam matar Lula
Órgão de inteligência militar recebeu um informe sigiloso, vazado para esta coluna, sobre suposto plano terrorista para assassinar o presidente Lula. O informe, do final do ano passado, relatou que o plano começaria pela compra de um apartamento à venda no edifício Hill House, onde Lula é dono da cobertura, em São Bernardo (SP). Os terroristas queriam instalar explosivos no elevador e detoná-los com o presidente dentro.
Leia mais>>


◊ Correio Braziliense-->

"O PIOR AINDA ESTÁ POR VIR"
Rogai por nós, devastadores
Em apenas um mês, o desmatamento na Amazônia consumiu uma área equivalente à da cidade do Rio de Janeiro. Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que, em abril, a floresta teve 1.123km2 devastados. O estado de Mato Grosso é recordista na destruição. O ministro Carlos Minc, que substituiu Marina Silva em meio a pesadas críticas à política ambiental do governo Lula, está pessimista. “A gente pode torcer e rezar, mas dificilmente vamos ter, em 2008, um número inferior a 11 mil km2, constatado em 2007”, disse Minc. “O pior ainda está por vir”, anunciou.
Leia mais>>

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP