quarta-feira, 7 de maio de 2008

RECORDE Nº 548. MAIS UM RECORDE PARA LULA


Mercados: Terça-feira terminou com recorde na Bovespa; juros e dólar també


SÃO PAULO - A terça-feira foi um dia sem tendência única para os mercados brasileiros. A Bovespa resistiu à tentativa de realização de lucros e bateu novo recorde. O dólar teve pregão de alta, e os juros futuros seguiram ajustando para cima na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM & F).
Depois de operar em baixa durante todo o pregão, um movimento comprador nos instantes finais impulsionou a Bovespa para o território positivo. Com isso, o índice registrou novo recorde de fechamento, o quarto consecutivo, aos 70.195 pontos, com leve alta de 0,03%. O giro financeiro seguiu elevado, em R$ 6,88 bilhões. A pontuação obtida supera os 70.174 pontos de um dia antes.
A tentativa de realização de lucros foi puxada pelos papéis dos bancos, mas teve seu efeito limitado pela valorização dos ativos da Petrobras, Vale e siderúrgicas.
Assim como os juros futuros, o dólar seguiu refletindo a possibilidade de imposição de restrições ao investimento estrangeiro de caráter especulativo.
Além disso, os juros continuaram precificando a preocupação com a inflação e os agentes no mercado de câmbio acompanharam a retomada das discussões em torno da criação de um fundo de renda soberana pelo Brasil.
As novas declarações do governo com relação à chance de maior tributação sobre o investimento estrangeiro somam estresse aos dois mercados. Em entrevista na noite de segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não descartou a possibilidade de maior Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) como forma de conter o capital especulativo. Nós já criamos o IOF, de 1,5%, para tentar inibi-lo. Se for preciso cria-se mais. O Conselho Monetário (Nacional) saberá o momento adequado de discutir isso , disse o presidente.

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP