sábado, 24 de maio de 2008

Colômbia faz anúncio oficial sobre morte do número um das Farc


Almirante colombiano confirmou a notícia neste sábado, para a imprensa. Informação já havia sido divulgada por ministro da Defesa, em entrevista à ‘Semana’.

O almirante colombiano David Moreno, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Militares da Colômbia, anunciou oficialmente neste sábado (24) a morte do número um das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Manuel Marulanda. O guerrilheiro tinha 78 anos.

O anúncio foi feito à imprensa depois de a versão on-line da revista “Semana” publicar uma entrevista com ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, em que ele citava esse fato.

As Farc ainda não se manifestaram sobre o caso. “Esperamos que, como é de costume, as Farc não neguem a verdade, neste caso a morte de Tirofijo. Se disserem que nossa informação não está correta, que provem”, diz o texto lido por Moreno e escrito em nome do ministério da Defesa.

Rumores sobre a morte ou doença séria do rebelde conhecido como “Tirofijo” surgiram outras vezes, mas nunca haviam sido confirmadas, como neste sábado. O comunicado oficial diz também que o guerrilheiro morreu no dia 26 de março, às 18h30 locais, de “causas que ainda precisam ser confirmadas”.

Bombardeios pesados atingiram a área onde oficiais acreditavam que Marulanda estivesse escondido, mas rebeldes disseram que ele teria morrido de ataque cardíaco. “Tenha sido por causa de um bombardeio ou por causas naturais, esse seria o golpe mais duro já sofrido pelo grupo terrorista, pois Tirofijo era quem mantinha o grupo unido.”


0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP