terça-feira, 29 de abril de 2008

Safra de açúcar e álcool deverá ser a maior da história do país


Segundo Conab, deverão ser esmagados mais de 558 milhões de toneladas de cana.Número representa avanço superior a 11% sobre resultado anterior


A indústria brasileira deve esmagar entre 558 milhões e 579 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2008. O número é o maior da história do país e representa um aumento de 11% a 15% sobre o ano anterior. A previsão foi divulgada nesta terça-feira (29) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).



Do total de cana-de-açúcar processada, 55,4% (entre 309 milhões e 321 milhões de toneladas) serão usadas para fabricação do combustível e 44,4% (de 248 milhões a 257 milhões de toneladas) se tornarão açúcar.

A colheita de cana também deverá ser recorde, segundo o órgão. A estimativa é que ela fique entre 607 e 631 milhões de toneladas, um crescimento de 8% a 13% sobre a safra de 2007, que foi de 558 milhões de toneladas.



Motivos


De acordo com a entidade, os principais motivos desse crescimento são o clima favorável, os investimentos no melhoramento tecnológico das unidades de processamento e o plantio de variedades mais produtivas.

O crescimento desta safra também se deve ao cultivo de novas áreas. Esse tipo de cultivo passou de 7 milhões para 7,8 milhões de hectares, resultado, na sua maioria, da instalação de novas usinas, sobretudo em áreas de pastagens.

"O Brasil tem hoje 276 milhões de hectares de terras cultiváveis. Dessas, 72% são ocupadas por pastagens naturais/cultivadas, 16,9% por grãos e apenas 2,8% por cana-de-açúcar. Esse quadro mostra que esta cultura mantém potencial para ser ampliada em áreas de pastagens", afirmou o presidente da estatal, Wagner Rossi, em comunicado.



Bilhões de litros


A safra de cana-de-açúcar começou a ser moída neste mês nos estados do Centro-Sul, que juntos são responsáveis por cerca de 90% da produção total. Pelas projeções da Conab, o Brasil deverá produzir em 2008 entre 26,4 bilhões e 27,4 bilhões de litros de álcool, um crescimento de 14% a 19% sobre 2007.

Cerca de 4,2 bilhões de litros produzidos deverão ser exportados, sendo que a maioria – aproximadamente 2,5 bilhões de litros - para os Estados Unidos. A causa serio aumento da mistura do álcool à gasolina naquele país. O resto será empregado no consumo interno, onde as frotas de veículos flex-fuel seguem aumentando.



"No Brasil, essa categoria representa 85% das vendas de carros novos, onde já são mais de 5 milhões de unidades em circulação", informou Rossi.

Para concluir o estudo, cerca de 50 técnicos da estatal visitaram, no período de 31 de março a 11 de abril, 361 unidades de produção em todos os estados onde a atividade é desenvolvida. A evolução dos números será acompanhada ao longo da safra.

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP