sexta-feira, 28 de agosto de 2009

DEP.ISABEL CRISTINA 28/08/09


A deputada Isabel Cristina levou à tribuna da Assembléia Legislativa de Pernambuco nesta quinta, 27, sua preocupação em relação à agricultura de Cabrobó, especialmente à rizicultura, que mergulhou em uma crise sem solução há quase duas décadas.

Município com pouco mais de 28 mil habitantes, Cabrobó, localizado no Submédio São Francisco, vive um momento contraditório e peculiar. Enquanto o projeto de transposição do rio São Francisco trouxe emprego e renda para parte da população, os produtores de arroz, que já viram Cabrobó ocupar o lugar de maior produtor de Pernambuco por muitos anos, hoje estão desesperados. “A produção não é mais a mesma, as terras estão cansadas, a tecnologia não chegou à região e os agricultores penam com a concorrência de produtores de outros estados, que vendem ali o produto a preços muito mais acessíveis”, alertou a deputada Isabel Cristina.

Procurada por rizicultores do município, a deputada alertou para o fato de que essa crise vem se mantendo desde 1990 e tem gerado graves conseqüências econômicas e sociais, tendo o número de rizicultores reduzido de 3 mil para 300. “Tive a oportunidade de participar de uma audiência pública naquele município, onde estiveram juntos representantes dos poderes públicos, da Codevasf, Embrapa, Ipa, Banco do Brasil e BNB, associações, entre tantos, visando discutir e procurar soluções para a crise. Os agricultores necessitam basicamente de projetos que contemplem investimentos em tecnologia e infraestrutura, objetivando aumentar a produtividade e promover o retorno às atividades agrícolas. Se puderem trabalhar eles certamente terão como cumprir seus compromissos e sanar débitos”, esclareceu.

Situações como a aplicação de mais recursos para uma produção bem menor do que outros estados, a exemplo de Alagoas e do Rio Grande do Sul é uma realidade para os produtores de Cabrobó, que na sua maioria dependem da indústria local que banca 90% da produção, mas define o preço, jogando para baixo o rendimento de quem produz. Alguns fatores são determinantes para se justificar um custo tão elevado na produção do alimento nesta região. Hoje, com 40% das terras cansadas, vieram a salinização e o esgotamento dos solos, além da falta de utilização das técnicas modernas e adequadas ao processo produtivo.

Todo o quadro retratado pela deputada levou os rizicultores à decadência e a pedir socorro, pois não existem recursos para a correção dos solos, implementação de processos de sistematização das áreas e a realização de obras de drenagem, para daí conseguirem aumentar a produção.

Mesmo tratando da crise na rizicultura, a deputada destacou em seu pronunciamento as iniciativas que vêm sendo adotadas no município em reação à situação econômica atual como a doação de maquinário de beneficiamento de arroz para os índios da aldeia Truká pelo Ministério do Meio Ambiente; a aplicação pelo Ministério da Ciência e Tecnologia de 700 mil reais, via Instituto Xingó, para a construção do Centro de Vocação Tecnológica do Arroz para todos os agricultores e o aporte feito pela Codevasf com uma indústria de beneficiamento no valor de 500 mil reais, entre infraestrutura, equipamentos e treinamento. “São obras do Governo Lula e do governo do Estado, trabalhadas a partir da ação do prefeito Eudes Caldas, que tem se mostrado muito atuante na luta pelo desenvolvimento daquele Município”, finalizou Isabel Cristina.


Policiais militares de Pernambuco ocuparam pacificamente as ruas do Recife na tarde desta terça-feira, 25, reivindicando a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional - PEC que tramita na Câmara dos Deputados e que prevê a definição de um piso salarial único para todos os policiais militares do país, assim como integrantes do Corpo de Bombeiros e inativos.

A deputada Isabel Cristina apoiou a manifestação e acompanhou todo o percurso da passeata, que foi encerrada na Assembléia Legislativa de Pernambuco, quando os manifestantes solicitaram o apoio dos parlamentares do Estado à sua reivindicação.

Lideranças da Associação dos Cabos e Soldados de Pernambuco discursaram durante o percurso da caminhada e em frente à Assembléia, alternando com pronunciamentos dos parlamentares do Estado e deputados federais do Acre, Sergipe, Paraíba e Espírito Santos presentes na manifestação. A categoria pede a equiparação do piso salarial de Pernambuco com os valores praticados no Distrito Federal.

A deputada Isabel Cristina considera fundamental a mobilização da classe para que a reivindicação seja aprovada. “Implementar uma política de segurança para reduzir a violência no país passa sobretudo por garantir melhores condições de trabalho e salários dignos para a categoria”, explicou.

A PEC 300, como vem sendo chamada, já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, mas precisa ainda passar pelo plenário da Câmara e posteriormente pelo Senado.


A deputada estadual Isabel Cristina (PT) reuniu-se com o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Ângelo Ferreira.

Na pauta, a parlamentar relatou a necessidade de atendimento com carro-pipa nos municípios atingidos pela seca que não estão sendo assistidos pelo Exército.

O encontro também tratou da contratação de Assistência Técnica para os assentamentos da reforma agrária no Estado.

“É necessário uma política forte e contínua para o agricultor sertanejo, principalmente nesta época de estiagem. Nossa obrigação é garantir água em primeiro lugar, com investimento em recursos hídricos realmente eficazes, mas também temos que fazer valer políticas públicas capazes de garantir não só a sobrevivência do agricultor, mas a produção e o desenvolvimento”, enfatizou a deputada.


A deputada estadual Isabel Cristina ocupou a tribuna da Assembléia Legislativa na tarde da quinta-feira, 20, para rebater críticas feitas pela oposição da Casa, de que os últimos fatos envolvendo o senado contradizem a história do Partido dos Trabalhadores – PT.

A deputada aproveitou o momento para lamentar a saída da senadora Marina Silva do PT e sua filiação ao Partido Verde (PV). Reconhecendo a importância política da senadora, a deputada apenas considerou precipitada a decisão, considerando que dentro do Partido dos Trabalhadores a senadora viu atendidas algumas das importantes bandeiras defendidas por ela, como a redução do desmatamento da Amazônia.

A deputada também considerou contraditória a decisão de Marina Silva, afirmando que “não será correndo para um partido que serve aos interesses do DEM e do PSDB que a senadora verá suas bandeiras voltadas ao meio ambiente atendidas”.

A deputada Isabel também criticou a permanência de José Sarney na presidência do Senado.


Buscando ações articuladoras de apoio aos agricultores do sertão do Estado, a deputada Isabel Cristina, que é membro da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural, visitou as novas instalações do IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco.

Cristina apresentou ao presidente do órgão, Júlio Zoe de Brito, as demandas mais urgentes das áreas rurais das regiões do São Francisco, Itaparica, Sertão Central, Araripe e Pajeú.

Ela destacou a necessidade de investimento em recursos hídricos com a recuperação de barragens, perfuração de poços e construção de adutoras de pequeno porte e barragens subterrâneas.

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP