sexta-feira, 14 de novembro de 2008

HOJE 14/11 NA MÍDIA MERCENÁRIA


CRISE
Indústria fecha vagas e inadimplência cresce
A crise financeira já começou a provocar demissões na indústria paulista e a elevar a inadimplência. O nível de emprego industrial recuou 0,41% em outubro, segundo a Fiesp. É a primeira retração no mês em cinco anos. Foram fechados 10 mil postos de trabalho em outubro, mês em que as indústrias costumam aumentar as contratações para atender às encomendas de Natal.

Leia mais>>


CAOS AÉREO
Perícia aponta falhas de TAM, piloto, pista e Anac em acidente
Após 16 meses de investigação, o Instituto de Criminalística (IC) de São Paulo finalizou nesta semana o laudo sobre o acidente com o Airbus A320 da TAM. O primeiro parecer técnico e oficial sobre a tragédia que deixou 199 mortos em 17 de julho do ano passado deve ser entregue na segunda-feira à Polícia Civil, que apontará os responsáveis pelo desastre e dará o inquérito por encerrado, remetendo-o ao Ministério Público Estadual (MPE).

As conclusões descritas ao longo de quase 700 folhas e 2.500 páginas de anexos focam nas falhas administrativas cometidas principalmente pela cúpula e por altos funcionários da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além de identificar erros por parte da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), da TAM, dos pilotos do avião e até da fabricante do jato.

Os envolvidos deverão ser enquadrados no crime de atentado contra a segurança de transporte aéreo (artigo 261 do Código Penal). Por causa das mortes, a pena é equiparada à do homicídio culposo - de 1 a 3 anos de detenção. A punição pode ainda ser acrescida em até dois terços da pena-base, uma vez que, numa mesma ação, houve mais de uma vítima.

O laudo produzido pelo Núcleo de Engenharia do IC utiliza o modelo do "queijo suíço", desenvolvido nos anos 90 pelo psicólogo britânico James Reason, para explicar as diversas falhas que culminaram no maior acidente da aviação brasileira.

Leia mais>>


LEGISLATIVO X JUDICIÁRIO
Infidelidade causa constrangimentos
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ayres Britto, afirmou que não há "nenhuma crise" entre o Judiciário e o Legislativo, ao responder a uma pergunta sobre a declaração do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, de que o ministro – como integrante do Supremo Tribunal Federal e presidente do TSE – deveria "não fazer cobranças públicas" ao Legislativo. De acordo com Chinaglia, Ayres Britto teria criticado a Câmara por protelar o procedimento de cassação do mandato do deputado Walter Brito Neto (PRB–PB), por infidelidade partidária, conforme decisão tomada pelo TSE no dia 27 de março.

– Tenho tido uma relação cordial com o Poder Judiciário. Pedirei que o presidente do TSE se contenha e não faça cobranças públicas porque serei obrigado a cobrá-lo também – disse Chinaglia, no episódio que foi o cerne do impasse.

Leia mais>>


MP 446
Senado já ameaça devolver MP que perdoa filantrópicas
Cresceu nesta quinta-feira a polêmica sobre a Medida Provisória que concedeu anistia a entidades filantrópicas sob investigação por irregularidades. A reação mais forte veio do presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), que mandou um recado duro ao governo. Ele deixou claro que vai agir para impedir a tramitação da MP da Filantropia se ela não for modificada. Pressionado, o Executivo começou ainda nesta quinta - seis dias depois de o presidente Lula assinar a medida - um trabalho para tentar brecar o forte desgaste político e impedir que a iniciativa vá para o lixo, conforme ameaça a oposição.

A secretária-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Arlete Sampaio, disse que o governo aceita até rever o texto da MP para não anistiar entidades suspeitas de irregularidades.

Leia mais>>


HUMILHAÇÕES
Pedófilo processa Tuma e Magno Malta
O médico pediatra Eugênio Chipkevitch, pedófilo condenado a 114 anos de prisão por abusar sexualmente de adolescentes, está processando criminalmente o presidente da CPI da Pedofilia, senador Magno Malta (PR-ES), e o corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP). Segundo Malta, o advogado do pedófilo, Lari Cobra, filho da ex-deputada tucana Zulaiê Cobra, diz que seu cliente foi “exposto a humilhações públicas”.

Leia mais>>


A PIOR PARTE DA CRISE
Crise reduz emprego e bancos elevam juro
Perdeu fundamento, ontem, a tese de que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) evitaria a pior conseqüência da crise, a demissão em massa de trabalhadores. Como reflexo direto da maior restrição ao crédito e do menor nível de consumo, o setor industrial paulista fechou 10 mil postos de trabalho em outubro.

A Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) informou que o nível de emprego na indústria paulista caiu 0,41% sem ajuste sazonal em outubro na comparação com setembro, representando a primeira queda para mês de outubro desde 2003, quando o indicador havia recuado 0,63%.

Leia mais>>

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP