quinta-feira, 9 de outubro de 2008

http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

Marta ainda pode virar, mas é preciso descentralizar a campanha

Pesquisa Datafolha aponta Kassab 54% x 37% Marta. A pesquisa foi feita nos dias 7 e 8 de outubro (na terça e quarta feira), e reflete o estado de espírito do eleitor na primeira hora do segundo turno.

O segundo turno é outra campanha e está apenas no começo, o difícil é que o começo é muito perto do fim da campanha, faltam apenas 17 dias.

Dá para virar, e não é um sonho, mas é preciso esforço total.

E para isso basta seguir o exemplo do próprio Kassab: ele em pouco tempo, no primeiro turno, subiu de 8% para 12%, depois para a faixa de 20% a poucos dias da eleição e chegou com 33% nas urnas.

Como Kassab conseguiu isto? É o mesmo efeito da boca de urna. Boca de urna tradicional que agora é proibido no dia da eleição, costumava conseguir até 3% dos votos.

Kassab fez campanha no estilo boca de urna, todo dia. Colocando a máquina partidária dele e da prefeitura para ocupar os espaços nas ruas e nas novas mídias (internet), coisa que a campanha de Marta negligenciou.

Se quiser virar, Marta precisa fazer o mesmo: uma "boca de urna" por dia, todo dia.

A campanha de TV e rádio, mesmo com o apoio popular do presidente, é como a artilharia de bombas e canhões em uma guerra.

As ruas e a internet é a infantaria, de soldados que avançam e conquistam territórios.

Quem ocupou os vazios dos territórios eleitorais "bombardeados" foi a infantaria de Kassab.

As ruas geram a politização com o contato pessoal, a panfletagem e o boca-a-boca. A internet entra na casa e no trabalho das pessoas, gerando debates e assuntos nas conversas pessoais fora da internet.

Pelo que sabemos, a campanha de Marta concentrou muitos recursos em pouco gente, apostando nos meios de comunicação de massa.

O PT historicamente, fazia campanhas ao contrário: poucos recursos com muita gente. Os recursos aumentaram a partir do crescimento do partido e da expectativa de poder, não faz sentido diminuir a rede de pessoas envolvida na campanha.

O PT tem militância, mas quem precisa mobilizar são as lideranças partidárias, a máquina partidária e a logística de campanha que hoje em dia, numa metrópole como São Paulo, é altamente profissionalizada.

Agora a campanha de Marta não tem escolha. Precisa urgentemente abrir uma frente de "infantaria" descentralizando a campanha.

É claro que a TV precisa continuar fazendo sua parte tal qual a artilharia com canhões e bombas.

Mas sem a infantaria, Kassab fica em tremenda vantagem.

Bush diz a Lula que os efeitos do pacote surgirão até o fim do mês


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush,disse ontem, durante telefonema ao Presidente Lula , que em duas semanas e meia será possível sentir os primeiros efeitos do pacote aprovado na semana passada para salvar a economia americana. No fim de semana, Lula havia ligado para Bush mas apenas ontem o presidente americano retornou, em uma conversa que durou aproximadamente 15 minutos.

Lula repetiu ao presidente americano que a crise econômica começou a se agravar: o Brasil tem hoje mais condições de enfrentar períodos de turbulência do que em momentos anteriores. Isso é possível porque a economia brasileira está mais sólida, os fundamentos mais estruturados e o mercado interno mais fortalecido. Bush concordou com a solidez da economia brasileira, afirmando que "o Brasil tem hoje uma plataforma mais sólida para enfrentar crises internacionais".

Lula parabenizou o presidente americano pela aprovação no Congresso, na última sexta, do pacote de socorro aos bancos e instituições financeiras dos Estados Unidos. Para Lula, esse plano servirá como um primeiro passo para o reequilíbrio da economia americana. E repetiu que é fundamental um maior regulação do sistema financeiro internacional para impedir outras crises.

O presidente Lula disse que, nesse momento de instabilidade, seria um excelente sinal para a comunidade internacional a aprovação da Rodada Doha. Embora não tenha dito explicitamente no telefonema, o raciocínio do petista segue na linha de que, aprovado um novo formato para os acordos comerciais internacionais, os preços das commodities, fundamentais para a economia brasileira, se estabilizariam num patamar mais razoável.

Lula reiterou o convite para que Bush participe, no fim de novembro, de um seminário sobre biocombustíveis, marcado para ocorrer em São Paulo. Bush agradeceu a oferta, mas disse que, diante da crise e das incertezas vividas por seu país, não era possível confirmar agendas futuras e participação em eventos internacionais.

Financial Times:Brasil deve sair 'relativamente ileso' de crise


O jornal americano Financial Times traz, nesta quinta-feira, uma reportagem sobre os leilões realizados pelo Banco Central na quarta-feira para conter a desvalorização do real em meio ao que o Financial Times chama de "a onda mais forte de venda provocada por pânico em décadas" no Brasil.

Segundo o jornal, até esta semana, grande parte da queda nos ativos brasileiros vinha sendo causada pela retirada de dinheiro do Brasil por investidores estrangeiros tentando cobrir perdas em outros mercados, mas, nos últimos dias, os investidores locais também se juntaram ao "êxodo".

O Financial Times diz, no entanto, que os bancos brasileiros não estão tão vulneráveis quanto os americanos ou europeus.

"O setor bancário (do Brasil) passou por uma reestruturação promovida pelo governo nos anos 90 e têm pouco da exposição a ativos de risco afetando os bancos americanos e europeus", diz o Financial Times, acrescentando que apenas cerca de 10% do crédito bancário no país é levantado fora do Brasil.

'Um real imaginário'

As medidas do Banco Central brasileiro e as quedas registradas pela Bovespa também ganharam espaço no jornal argentino Página 12.

Em uma reportagem intitulada 'Um real imaginário', o jornal afirma que o Banco Central conseguiu, com uma "intervenção direta oportuna", frear a tendência de queda.

O jornal traz a notícia de que o índice da Bovespa terminou, na quarta-feira, cotado em 38.593 pontos básicos, e lembra que quando o Brasil alcançou a nota de grau de investimento das agências de classificação de risco, em maio, o índice se encontrava em 72 mil pontos.

Segundo o jornal, na conversa que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta-feira, o presidente americano, George W. Bush, "tentou tranqüilizar o presidente brasileiro, garantindo que o pacote de resgate de US$ 700 bilhões de dólares terá efeito em 20 dias." BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Quarta-feira, 8 de Outubro de 2008

Pillantras



Derrota merecida



El País: Lula sai fortalecido das eleições municipais



Você viu em algum jornal brasiliero uma manchete como essa?: Lula sale fortalecido de las municipales . Pois saiba você que essa manchete foi capa do jornal espanhol "El País" . Neste link aqui você lê a notícia, e neste outro aqui, você pode ler essa notícia que originou essa manchete. "El partido de Lula da Silva se impone en las municipales brasileñas". No post abaixo , você também pode conferir o que disse o jornal El País em uma longa matéria na edição de hoje. .."E o presidente mais popular do continente - em 13 de outubro receberá em Toledo (Espanha) o Prêmio Dom Quixote -, que lidera uma idéia de esquerda distante do populismo, está colhendo os frutos semeados por ele mesmo."

De senadora a vereadora


A ex-senadora Heloisa Helena (PSOL),foi eleita no seu curral eleitoral, vereadora mais votada em Maceió. Depois de eleita, criticou a legislação eleitoral e disse que o voto de legenda é imoral, por causa do coeficiente eleitoral. Segundo ela, "esse casuísmo" permite que um candidato muito bem votado, ceda a vaga para outro muito menos votado.

"A soma dos votos de legenda é imoral. Eu poderia ter sido a campeã de votos, com 18 mil votos, e não ter sido eleita", justificou Heloísa, em entrevisa ao "Jornal da Pajuçara Manhã", da TV Pajuçara, afiliada a Rede Record. Ainda sobre a eleição, ela disse que não é justo que um candidato com cinco mil votos não tenha conquistado uma cadeira na Câmara e outro, que tenha pouco mais de 400 votos, tenha sido eleito, por conta do coeficiente do partido.

Não seria o caso de perguntar a dona Heliosa Helena que passou oito anos no Congresso, o que ela fazia por lá, que nada fez para mudar esse casuísmo eleitoral?".

Vereador mais jovem é do PT


O vereador mais jovem eleito tem 17 anos e é de Aspásia (SP). Renan Medeiro Venceslau (PT) completa 18 anos no dia 17 de dezembro, quando atingirá a idade mínima exigida pela Constituição Federal para assumir a vaga de vereador

Bizzaros

O PMDB de José Sarney colheu vitória simbólica em Presidente Sarney, no Maranhão -é isso mesmo, o município tem o nome do ex-presidente. Lá, o partido elegeu Edison Bispo Chagas, o Dr. Edison.

Já em Governador Edison Lobão -é isso mesmo, a cidade tem o nome do ministro Edison Lobão, das Minas e Energia, aliado de Sarney -, o PMDB teve só 3% dos votos.

E no município de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia -a cidade tem esse nome por causa do ex-deputado Luís Eduardo Magalhães, filho de ACM que morreu em 1998 -, o candidato do PR, Humberto Santa Cruz, com 38% dos votos, bateu o DEM ligado ao carlismo, que teve 22%.

Gretchen (PPS-PE) vai abandonar a política depois de ter tido só 343 votos (2%) para a Prefeitura de Itamaracá. "Descobri que política não combina comigo", diz. A campanha, no entanto, deixará frutos. "Uma equipe de São Paulo gravou um documentário sobre a minha campanha, que será executado em cinema. Vocês vão ver que teve compra de votos na cidade." O título provisório do filme, diz ela, é "Gretchen Filme Estrada".

A política brasileira perderá outra rainha do rebolado: Rita Cadillac (PPS-SP), que concorreu a vereadora em Praia Grande e teve 378 votos (65º lugar), também não quer mais concorrer. "Fiz campanha com R$ 3.000, um carro e cinco pessoas, sem apoio do partido. Agora quero passear e aproveitar a vida, meu amor!", diz

Cláudio Henrique dos Santos (PTB), que registrou sua candidatura na Justiça Eleitoral como Barack Obama, ficou com zero voto na corrida pela prefeitura de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. No município, venceu em primeiro turno o candidato petista Alcides Rolim, com 66,40% dos votos. Na segunda colocação ficou Sula, do PMDB, com 32,67%.

Em Natal (RN), Paulo Renato da Silva (PP), o Cornelson, não conseguiu êxito nestas eleições. Tentando pela segunda vez uma cadeira na Câmara de Vereadores, amargou um 224º lugar, com apenas 115 votos.Com o lema "mais vale um par de chifres na testa do que um jovem perder a cabeça nas drogas". Ele sabia que a campanha eleitoral seria difícil, porém imaginava que "de chifre em chifre eu chegava lá", disse. Silva não pretende desistir da política, garantiu que seguirá concorrendo, mas com outro apelido. "Cornelson nunca mais. Não deu certo".(essa do blog da Juliana)

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP