segunda-feira, 6 de outubro de 2008

HOJE 06/10 NAS MERCENÁRIAS


ELEIÇÕES 2008 Kassab chega na frente de Marta Em ascensão na reta final, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), chegou à frente da ex-prefeita Marta Suplicy (PT) no primeiro turno da disputa pela prefeitura. Com quase todas as urnas da cidade apuradas, a vantagem de Kassab sobre Marta era inferior a um ponto. A campanha do prefeito já articula um "arrastão partidário", para ampliar alianças e tentar isolar a adversária.
Leia mais>>


ELEIÇÕES 2008 Kassab surpreende no 1º turno e supera Marta por 0,8% dos votos Em dia de números colossais - em torno de 128 milhões de brasileiros foram às urnas, 8 milhões em São Paulo -, um dos embates mais acirrados se deu justamente na maior cidade do País. Gilberto Kassab (DEM) não só carimbou passaporte para o segundo turno contra Marta Suplicy (PT) como, contrariando pesquisas, liderou a apuração durante todo o dia.

O segundo round em São Paulo promete ser disputadíssimo, tendo como pano de fundo a disputa travada entre os maiores cabos eleitorais da petista e de Kassab - o presidente Lula e o governador José Serra. Essa articulação começa e termina no jogo de forças para a eleição presidencial de 2010. Marta e Kassab não perderam tempo e trocaram farpas. “Serão três semanas difíceis”, admitiu o prefeito.

Leia mais>>


O DIA SEGUINTE Lula reúne conselho político para tratar de eleição e crise O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne hoje com o Conselho Político, formado por líderes da base governista no Congresso, para discutir a crise financeira dos Estados Unidos.

Com os resultados do primeiro turno das eleições nas mãos, Lula quer negociar com os 14 partidos da base uma forma de viabilizar a agenda do governo pós-pleito, que ditará os rumos do governo nos dois últimos anos de seu mandato.

Com foco na posição do Brasil na crise econômica mundial, o presidente quer colocar sobre a mesa a discussão sobre a exploração do petróleo pré-sal, que passa pela renovação do marco regulatório do setor, a ser enviada para apreciação no Congresso ainda neste ano. Além disso, vai apresentar aos parlamentares o que foi feito até agora pelo governo para minimizar os efeitos sobre o Brasil da crise na economia mundial e também cobrar participação dos aliados no encaminhamento de medidas.

Leia mais>>


RESULTADO Partido de Lula ganha em 6 capitais O primeiro turno da eleição municipal de 2008 está praticamente definido em todas as capitais do país, segundo a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já foram eleitos 15 prefeitos de capitais - sendo 13 reeleições. Haverá segundo turno em 11: Rio de Janeiro , São Paulo , Belo Horizonte , Porto Alegre , Salvador , Florianópolis, São Luís, Belém, Cuiabá, Manaus e Macapá.

O PT saiu na frente nesta primeira fase da disputa, reelegeu cinco prefeitos e elegeu mais um. PMDB, PSDB e PSB reelegeram, cada um, dois prefeitos neste primeiro turno. PCdoB e PV ganharam, cada um, uma capital. O PP reelegeu um prefeito. O PMDB foi o recordista de prefeitos eleitos no primeiro turno, com 1.200; seguido por PSDB, com 784; PP, com 548; PT, com 547; e DEM, com 496. PMDB e PT saíram bastante fortalecidos também nas grandes cidades . O PMDB mais do que quadruplicou o número de prefeituras nos colégios eleitorais com mais de 200 mil votantes, enquanto o PT triplicou o controle dessas cidades em relação à eleição passada. Já o DEM perde base política e vai fechar a eleição municipal com patamar de vitórias bem abaixo da média histórica.

Leia mais>>


AJUSTAMENTO DE CONDUTA CPI quer agilidade no acesso a pedófilos A CPI da Pedofilia deve apresentar no próximo dia 13 uma minuta de Termo de Ajustamento de Conduta para ser discutida com representantes das concessionárias de serviços de telecomunicações. O termo definirá regras para o fornecimento de dados sobre usuários de Internet acusados de pedofilia e servirá de base para a elaboração de um projeto de lei sobre o assunto. O acordo visa suprir deficiências na legislação brasileira sobre o assunto, bem como agilizar o acesso da polícia aos dados dos criminosos.
Leia mais>>


SEM ONDA VERMELHA PMDB ganha força nas urnas. Já o PT... As eleições municipais confirmaram o PMDB como o partido de maior expressão nacional. Os candidatos peemedebistas estão no segundo turno em cinco das maiores capitais do país: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e São Paulo, com o vice de Gilberto Kassab (DEM). O PT, por sua vez, teve um desempenho muito aquém do prometido.

A esperada “onda vermelha”, resultante dos excepcionais índices de aprovação do presidente Lula, não se confirmou. A situação mais emblemática está em São Paulo, onde Marta Suplicy desceu da liderança nas pesquisas para o segundo lugar na contagem de votos. Na capital mineira, outra surpresa: Márcio Lacerda, grande aposta do governador Aécio Neves, venceu o concorrente Leonardo Quintão por uma diferença de apenas 30 mil votos. Como informou o Correio ontem, o mapa político nacional ficou marcado pelo continuísmo.

Leia mais>>

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP