segunda-feira, 8 de setembro de 2008

HOJE 08/09 NAS MERCENÁRIAS.


U$ 200 Bilhões EUA intervêm para salvar gigantes do setor imobiliário governo dos Estados Unidos anunciou ontem um pacote de salvamento de até US$ 200 bilhões para as duas empresas que dominam o setor de crédito imobiliário do país, a Fannie Mae e a Freddie Mac. Esse valor será usado para eventualmente comprar ações preferenciais das gigantes do mercado, que estão desde ontem sob intervenção federal e já funcionando como se fossem duas estatais. Ficarão nessa situação por tempo indeterminado.

Depois de concluída, essa operação de resgate deve ser a maior da história dos Estados Unidos. No primeiro semestre, o recorde já tinha sido estabelecido com a participação do Federal Reserve (BC dos EUA) bancando uma operação de venda do banco de investimento Bear Stearns para o JPMorgan. Nessa ocasião, o Fed teve de empenhar US$ 29 bilhões.

Leia mais>>


VERBA PARA METRÔ Oposição vai à Justiça contra ajuda eleitoral de Dilma ao PT A oposição reagiu ontem indignada à promessa da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, feita no horário eleitoral gratuito da candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, de que o governo federal vai investir no transporte público da capital paulista, o que inclui o metrô. A propaganda de Marta tem destacado que prefeitura e União vão colaborar para a construção de 47,4 quilômetros de novas linhas para o metrô. Para líderes do PSDB e do DEM, a afirmação da ministra evidencia o uso da máquina pública federal em favor da candidatura da ex-prefeita. Os tucanos estudam acionar a Justiça Eleitoral contra Marta.

A declaração de Dilma no horário eleitoral petista foi enfática. "Essa questão do transporte urbano em São Paulo, eu te asseguro que o governo federal não tem só todo interesse, mas como ele compõe o nosso programa. Como nós não trataríamos um dos problemas mais graves?", argumentou a ministra, pela manhã, no programa de rádio petista. "O item não está no Orçamento, pois os primeiros recursos que nós vamos usar não são do Orçamento Geral da União, e sim financiamentos a serem liberados através dos recursos públicos que nós temos via BNDES e Caixa Econômica Federal. São Paulo pode ficar tranqüila no que depender do governo Lula." Dilma é a candidata preferencial do Planalto para a sucessão de Lula em 2010.

Leia mais>>


INTELIGÊNCIA Disputa por Abin atrapalha festa Prevendo críticas ao Plano Nacional de Defesa, o ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, justificou o adiamento da apresentação do plano – que era prevista para ontem – pela necessidade de maior debate sobre o projeto com o Ministério da Defesa e a sociedade. Um dos fatores que contribuíram para o atraso da apresentação do plano foi, conforme apurado pelo Jornal do Brasil, a disputa pelo controle da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que deve passar para a tutela do Ministério da Defesa, não sendo mais subordinada ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Segundo fontes próximas ao gabinete presidencial, parte da cúpula do governo não apóia a remilitarização do serviço de inteligência, tese advogada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, com apoio graduado das Forças Armadas. A idéia ganhou força desde que estourou o escândalo do grampo que captou diálogo entre o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

Leia mais>>


ESCUTAS TELEFÔNICAS Jobim: Polêmica sobre grampos está encerrada O ministro da Defesa, Nelson Jobim, deu por encerrada neste domingo a polêmica sobre a existência ou não de aparelhos capazes de fazer escutas telefônicas na Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ele, no entanto, não revelou se tratou do tema com o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Armando Félix, que negou a prática de grampo na agência. Os dois dividiram o palanque de autoridades da parada do Sete de Setembro, em Brasília.

- O assunto está encerrado - disse Jobim.

Leia mais>>


CPI DOS GRAMPOS ‘Homem-bomba’ assusta o Planalto O Palácio do Planalto está assustado com o depoimento, esta semana, na CPI dos Grampos, do diretor afastado de Contra-Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência. Paulo Maurício Fortunato Pinto é oficial de inteligência, especialista em operações de campo, ex-agente do extinto Serviço Nacional de Informações (SNI). É diretor há cinco meses. Está habituado a observar e não a ser observado, sob holofotes de CPI.
Leia mais>>


SETE DE SETEMBRO Defesa “Inventiva” governo aproveitou a comemoração ontem, em Brasília, do Dia da Independência para promover o novo Plano Estratégico de Defesa. A tarefa coube ao ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, que junto com o colega da Defesa, Nelson Jobim, está encarregado do projeto. Unger afirmou que a proposta está sendo elaborada para tornar as Forças Armadas as mais “audaciosas” e “inventivas” do mundo.

O plano deveria ter sido anunciado ontem, mas foi adiado por falta de orçamento fechado e definição das áreas de atuação de cada ministério. Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve reunir-se com Mangabeira, Jobim e Dilma Rousseff (Casa Civil), além dos comandantes das três Forças, para bater o martelo. Depois do encontro as pastas começarão a preparar o anúncio para as próximas semanas.

Leia mais>>

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP