terça-feira, 26 de agosto de 2008

HOJE 26/08 NAS MERCENÁRIAS


FOLHA DE SÃO PAULO

CARTÃO CORPORATIVO
Reitor da Unifesp cai após denúncias
O reitor da Unifesp, Ulysses Fagundes Neto, renunciou ao cargo. A decisão foi tomada depois da divulgação pela Folha de relatório do TCU sobre irregularidades nos gastos de viagem entre 2006 e 2007. Segundo o TCU, o reitor usou indevidamente recursos do Estado, cometeu desvio de finalidade, burlou o regime de dedicação exclusiva e fez viagens não autorizadas.
Leia mais>>

◊ ESTADÃO-->
EMPRÉSTIMOS
Crédito cresce apesar do aumento dos juros
Famílias e empresas têm ignorado o aumento dos juros e continuam fazendo empréstimos. Relatório do Banco Central (BC) divulgado ontem mostra que, em julho, o custo médio do crédito no sistema financeiro atingiu 39,4% ao ano, o maior desde janeiro de 2007. Mesmo assim, o volume total de financiamentos cresceu 1,7% e alcançou R$ 1,067 trilhão. O valor correspondeu a 37% do Produto Interno Bruto (PIB), superou os 36,8% de janeiro de 1995 e estabeleceu novo recorde na série do BC. No entanto, aumentou a aposta de que haverá desaceleração do crédito em meio ao aperto monetário promovido pelo BC. A taxa básica (Selic) vem subindo desde abril, impulsionando os demais juros. E a alta deve persistir, apesar do esfriamento das expectativas da inflação. Em 13 de agosto, a taxa média do mercado já havia batido em 40% ao ano. No caso das pessoas físicas, o juro médio dos empréstimos chegou a 51,9% no fim de julho e já estava a 51,9% em meados de agosto. A taxa do cheque especial, a mais cara do mercado, atingiu 165,4% ao ano.
Leia mais>>

◊ JB ONLINE-->
INFERNO DE DANTAS
Procuradoria pede nova prisão para o banqueiro
O subprocurador-geral da República Wagner Gonçalves enviou parecer ao ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal (STF), no qual opina pela revisão da decisão liminar do presidente do tribunal, Gilmar Mendes, que mandou soltar ­ durante o recesso do Judiciário ­ o banqueiro Daniel Dantas, preso em caráter preventivo, em julho, no curso da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, pelo juiz da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo. O ministro Eros Grau é o relator do mérito do habeas corpus, a ser julgado proximamente, pela 2ª Turma do STFque vai ou não referendar o despacho liminar de Gilmar Mendes.
Leia mais>>

◊ O GLOBO-->
FINANCIAMENTOS
Crédito bate recorde em julho, apesar dos juros
O volume de crédito na economia brasileira atingiu seu pico histórico em julho de R$ 1,086 trilhão, o que representa 37% do Produto Interno do Bruto (PIB) do país. A alta foi de 1,7% sobre o mês anterior 32,7% em doze meses. A maior havia sido registrada em janeiro de 1995, quando a relação chegou a 36,8% do PIB. A projeção do Banco Central é de que estoque de crédito encerre o ano em 40% do PIB. Segundo o próprio BC, o crescimento do volume veio, entre outros, pelo financiamento voltado para as empresas.
Leia mais>>

◊ CLAUDIO HUMBERTO-->
ÁREA FIM
Palocci não voltará para a Fazenda
Antônio Palocci retornará à Esplanada após (e se) livrar-se do processo no Supremo Tribunal Federal pela violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa, mas ele não voltará a chefiar o Ministério da Fazenda. A idéia do presidente Lula, segundo fonte do Palácio do Planalto, é nomeá-lo para um ministério importante da “área fim”. Lula já mencionou inclusive a hipótese de oferecer-lhe o Ministério da Saúde.
Leia mais>>

◊ Correio Braziliense-->
3,26% MENOR
Conta de luz mais barata
A partir de hoje, o preço da energia residencial no Distrito Federal ficará 3,26% menor. A redução, decidida pela Agência Nacional de Energia Elétrica, vale até 2009. É o terceiro ano seguido que o valor da eletricidade vendida no DF é rebaixado — queda de 1,5% em 2006 e de 3% no ano passado. Em 2008, a notícia poderia até ter sido melhor para o brasiliense. A princípio, a tarifa deveria cair 5,1%. Mas a CEB pediu que o percentual fosse revisto, alegando ter registrado ao longo dos últimos 12 meses custos operacionais acima dos previstos. O presidente da empresa, José Jorge, reclamou. “O lado bom é que os consumidores vão poder pagar menos. Mas o lado ruim é que dá um sinal de que a energia é abundante e incentiva o consumo, além de dificultar os investimentos.”
Leia mais>>

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP