sexta-feira, 18 de julho de 2008

HOJE NAS MERCENÁRIAS 18/07



◊ FOLHA DE SÃO PAULO-->

INICIATIVA PRÓPRIA
PF libera apenas trechos de diálogo com delegado
A direção da Polícia Federal em Brasília divulgou ontem três minutos e 55 segundos da gravação de quase três horas da reunião realizada na Superintendência da PF em São Paulo, na segunda-feira, em que ficou acertada a saída do delegado Protógenes Queiroz da condução da Operação Satiagraha.A intenção da PF é comprovar que Queiroz deixou o caso por iniciativa própria, contestando a versão de que ele foi afastado por ordem do comando da corporação. No entanto, os trechos divulgados ontem não deixam isso claro.Segundo a PF, não foi possível abrir toda a gravação porque teriam sido abordados na conversa diversos aspectos sigilosos da investigação.
Leia mais>>


◊ ESTADÃO-->

DIÁLOGOS SELECIONADOS
Por ordem de Lula, PF tenta negar pressões
Para tentar afastar os rumores de que o delegado Protógenes Queiroz foi afastado do comando da Operação Satiagraha por pressões políticas, a direção-geral da Polícia Federal divulgou ontem trechos gravados na reunião de segunda-feira, em São Paulo, quando foi decidida a saída do delegado do caso. Protógenes, que reclamara de boicote, admitiu na reunião que teve o apoio da cúpula da PF, que "errou" ao chamar a imprensa para filmar as prisões e que criou "um grande problema para os colegas".Com os diálogos selecionados, só com algumas das falas de Protógenes na reunião, a PF quis provar que o delegado, diante dos erros cometidos, foi naturalmente afastado da operação. A divulgação foi feita com o consentimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apesar de, anteontem, ele ter pedido em público que Protógenes voltasse à chefia da operação. Com o gesto, Lula quis eliminar as suspeitas de que haveria uma articulação no governo contra o delegado e a favor dos alvos da Satiagraha - investigação sobre suposta "organização criminosa" comandada pelo banqueiro Daniel Dantas, preso pela PF duas vezes e libertado por determinação do Supremo Tribunal Federal.
Leia mais>>


◊ JB ONLINE-->

CASO MAMMA
Cacciola chega bem e já está preso
Por volta das 4h30 da manhã de ontem, o vôo JJ 8055 da TAM, vindo de Paris, pousou no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, no Rio, trazendo de volta o ex-dono do Banco Marka, Salvatore Cacciola, condenado à revelia em 2005 a 13 anos de prisão por gestão fraudulenta e peculato (desvio de dinheiro público). Cacciola era considerado foragido desde 2001, quando foi para a Itália aproveitando-se de sua dupla cidadania e de um habeas corpus concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello.Durante a transferência de ontem, conforme decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Cacciola em nenhum momento foi algemado, mas pôde ser fotografado e filmado por repórteres que embarcaram no mesmo vôo que o trouxe ao Brasil – o ex-banqueiro teve pedido para que não fosse fotografado nem filmado durante sua viagem negado pelo STJ.
Leia mais>>


◊ O GLOBO-->

OPERAÇÃO SATIAGRAHA
Auxiliares de Protógenes permanecem no caso
Os dois delegados auxiliares de Protógenes Queiroz não vão mais deixar a Operação Satiagraha , que investiga Daniel Dantas e outras pessoas. Os delegados Karina Murakami Souza e Carlos Eduardo Pelegrini Magro anunciaram, na terça-feira, que deixariam a investigação no mesmo dia do delegado Protógenes Queiroz. O anúncio da permanência dos dois aconteceu nesta quinta-feira, após a Polícia Federal liberar pequenos trechos da reunião do dia 14 de julho em que foi decidida a saída de Queiroz .
Leia mais>>


◊ CLAUDIO HUMBERTO-->

MISSÃO ESPINHOSA
Lula quer negociar reféns das Farc
Sai de baixo: o presidente Lula quer participar da negociação internacional para a libertação de reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O pedido será formalizado ao presidente colombiano Álvaro Uribe, em encontro neste final de semana na Colômbia. Assim como a ONU, o governo considera as Farc “rebeldes” e não “terroristas”. Missão espinhosa, se entrar no meio o aspone Marco Aurélio “Top-top” Garcia.
Leia mais>>


◊ Correio Braziliense-->

OPERAÇÃO ABAFA
Planalto pesa a mão sobre delegado da PF
O governo Lula entrou numa guerra de mídia contra o delegado Protógenes Queiroz. O objetivo é impedir que o policial, responsável pelas prisões de Daniel Dantas, Celso Pitta e Naji Nahas, pose de vítima de uma “operação abafa” desfechada pelo Palácio do Planalto. Ontem, a direção da Polícia Federal entregou aos jornalistas gravações com três trechos da reunião na qual Protógenes acertou sua saída do inquérito sobre a Operação Satiagraha. Ao todo são seis minutos, pinçados de uma conversa que durou mais de duas horas. Os trechos foram escolhidos para tentar provar a tese oficial, segundo a qual o delegado saiu do caso por vontade própria, para concluir um curso na Academia de Polícia.

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP