sexta-feira, 23 de maio de 2008

HOJE NA MÍDIA (Não necessariamente, mais geral mente golpista)



DÚVIDAS


Lula suspende criação de fundo soberano
Preocupado com o cenário internacional adverso e com a inflação em alta, o presidente Lula suspendeu o lançamento do Fundo Soberano do Brasil por ainda ter dúvidas sobre o uso de recursos do superávit primário para formar seu caixa.Lula tem sido aconselhado por economistas de fora do governo a elevar o superávit primário - economia destinada ao pagamento da dívida pública - somente para ajudar o Banco Central no combate à inflação, evitando destinar a economia excedente ao fundo.
Leia mais>>


MAIOR TRANSPARÊNCIA


Itaú contesta venda da Nossa Caixa ao BB
Um dia após ser anunciada, a negociação para a venda da Nossa Caixa para o Banco do Brasil (BB) foi contestada ontem pelo presidente do Banco Itaú, Roberto Setubal. Em declaração ao Estado, o presidente do segundo maior banco privado do País cobra maior transparência no negócio e defende a realização de um leilão, o que garantiria melhor preço pelo patrimônio do banco estadual paulista. Ele antecipou o interesse do Itaú na disputa."Se o governo do Estado de São Paulo pretende vender a Nossa Caixa, entendo que a melhor forma seria um leilão, pois estaria garantido, de forma transparente, o melhor preço para o Estado. O Itaú teria interesse em participar desse eventual leilão", declarou.
Leia mais>>


INTEGRAÇÃO


Unasul surge em período de crise
Em meio a forte esquema de segurança, chefes de Estado de 12 países da América do Sul se reúnem, hoje, em Brasília, para assinar a ata constitutiva da União de Nações Sul-Americana (Unasul). A nova entidade surge com um desafio inicial: promover a integração política e econômica numa período em que os relacionamentos entre os governos da região são caracterizados marcados por tensões.As articulações em torno da criação da Unasul, nome sugerido pelo presidente venezuelano Hugo Chávez, remontam a 2004, quando surgiria a Comunidade Sul-Americana de Nações. A primeira nomenclatura havia sido sugestão do Brasil, mas, desde os primeiros encontros do grupo, Chavez vinha requisitando a mudança, que finalmente ocorreu em 2007. Em janeiro deste ano, os ministros das Relações Exteriores sul-americanos se reuniram para definir uma agenda básica e afinar os últimos detalhes do texto que será assinado amanhã.
Leia mais>>


CRISE ALIMENTÍCIA


Alta de alimentos e petróleo desafia os países mais pobres
O relator especial da ONU para o Direito à Alimentação, Olivier de Schutter, afirmou, na quinta-feira, que a crise dos alimentos é uma violação aos direitos humanos e pediu que os investimentos em biocombustíveis, bem como a concessão de subsídios à sua produção, sejam congelados para forçar a queda de preços de grãos. O apelo foi feito pouco antes da sessão extraordinária do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, em Genebra, e se referia à meta da União Européia de adicionar 10% de etanol ao combustível usado pelo setor de transportes até 2010. Segundo ele, a meta de adição de 10% não são realistas e se for abandonada, será um forte sinal ao mercado de que os preços dos grãos não seguirão crescendo indefinidamente.
Leia mais>>


NOTA DE FALECIMENTO


Jefferson Péres morre em Manaus
O senador Jeferson Péres faleceu às 6h30 da manhã desta sexta-feira em Manaus, aos 76 anos, vítima de ataque cardíaco ocorrido três horas antes. Muito magro, ele tinha uma rotina saudável: caminhava diariamente na quadra em que residia, a SQS 309 Sul, e só se alimentva de pescados. Ultimamente ele estava dedicado à reeleição do prefeito de Manaus, Serafim Correia. Líder do PDT no Senado, Péres foi professor, advogado e vereador por muitos anos em Manaus, onde nasceu. Era senador desde 1995, estava no segundo mandato. Seu suplente é Jefferson Praia (PDT), secretário do Trabaho na capital amazonense.
Leia mais>>


GASTOS PÚBLICOS


A mais nova travessura dos senadores
Na calada, o Senado está a um passo de aumentar a verba de gabinete dos parlamentares ao criar mais um cargo de assessor de confiança para cada um dos 81 políticos. O salário integral da função é de R$ 9.979,24. Somando os gabinetes, mais os das lideranças partidárias e membros da Mesa Diretora, o novo cargo vai gerar um custo mensal de R$ 900 mil, fora despesas com encargos sociais e horas extras. O ato que cria essa função, chamada de assessor parlamentar, já está pronto e assinado pelos líderes partidários e integrantes da Mesa. O documento, no entanto, repousa com discrição numa gaveta da diretoria-geral do Senado para ser publicado nos próximos dias.
Leia mais>>

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP