sábado, 12 de abril de 2008

PALAVRAS DO MAGO.


Das duas colunas
Postado por Paulo Coelho em 12 de Abril de 2008 às 07:22
A tradição mágica usa um templo chamado “Templo da Sabedoria” - para resumir e simplificar uma série de ensinamentos.
A porta deste templo é ladeada por duas colunas: o Rigor e a Misericórdia.
Saber o tempo de ser duro, e o tempo de ter compaixão. O tempo da disciplina interior, e o tempo de relaxar e deixar que o Universo comande a vida. O tempo de ser justo, e o de ser generoso.
Um mestre compara as duas atitudes: “às vezes somos a vela, às vezes somos o leme do barco da vida”. Em ambos os casos, a presença de Deus é indispensável: Ele sopra a vela, para que andemos mais rápido, Ele move o leme, para que o barco não se arrebente nos rochedos.
Do travesseiro
Postado por Paulo Coelho em 11 de Abril de 2008 às 00:39
Uma leitora desta coluna me conta uma pequena história, que desenvolvo um pouco com a ajuda da imaginação.
Ela passeava certa tarde pelo Largo de São Francisco, em São Paulo, refletindo sobre sua vida. Pensava que na maior parte das vezes dava mais do que as pessoas mereciam receber.
Um mendigo aproximou-se. Mesmo achando que estava sendo generosa demais com os outros, deu uma esmola.
O mendigo sorriu e comentou:
“Filha, não se incomode em ser o travesseiro de alguém. Sempre existirá em sua vida uma pessoa que dormirá, ou sonhará, ou terá pesadelo sobre suas emoções e sentimentos. Apenas reflita se o peso da cabeça merece ser suportado”.
“Continuei meu caminho”, diz a leitora. “Mas antes de voltar para casa, comprei uma fronha nova”.
De dizer não
Postado por Paulo Coelho em 10 de Abril de 2008 às 00:36
As palavras mais importantes em todas as línguas são palavras pequenas.
“Sim”, por exemplo. Amor. Deus. São palavras que saem com facilidade, e preenchem espaços vazios em nosso mundo.
Entretanto, existe uma palavra - também muito pequena - que temos dificuldade em dizer: “não”.
E nos achamos generosos, compreensivos, educados. Porque o “não” tem fama de maldito, egoísta, pouco espiritual.
Cuidado com isto.
Há momentos em que - ao dizer “sim” para os outros, você está dizendo “não” para si mesmo.
Todos os grandes homens e mulheres do mundo foram pessoas que, mais do que dizer “sim”, disseram um “NÃO” bem grande a tudo que não combinava com um ideal de bondade e crescimento.
Jamais diga um “sim” com os lábios, se seu coração diz “não”.

Da dor
Postado por Paulo Coelho em 09 de Abril de 2008 às 00:20
As memórias amargas não podem nos aprisionar. Elas fazem parte da vida - como o sorriso, o por do sol, o instante de oração.
Curioso é que esquecemos rápido nossas alegrias, embora sempre façamos com que o sofrimento dure mais do que o necessário.
A dor é uma ótima desculpa para problemas que não conseguimos resolver, passos que não tivemos coragem de dar, decisões que adiamos.
A dor faz parte da vida - como faz parte a alegria, a fome, e a vontade de sonhar. Não adianta fugir, porque ela termina nos encontrando.
Mas sua única função é nos ensinar algo. Aprendemos suas lições, e isso basta.
Toquemos para frente.
Não vamos nos castigar com memórias amargas. Não vamos sofrer duas vezes, quando podemos sofrer apenas uma.

Da ameaça
Postado por Paulo Coelho em 08 de Abril de 2008 às 00:08
O rapaz olhou a frase que colocaram debaixo da porta: “você será assassinado agora”.
Era uma piada: estava na casa de um mestre, em perfeita segurança.
No minuto seguinte, a luz apagou. Seu coração deu um salto. Começou a escutar passos dirigindo-se para seu quarto. Tentou abrir a janela, mas ela estava trancada. O rapaz ficou apavorado: “estão querendo me matar!”
A maçaneta girou lentamente, a porta rangiu, e um homem alto entrou.
“VÃO ME MATAR!”, o rapaz começou a gritar.
O mestre acendeu a luz, e olhou o rapaz, encolhido de medo.
“Viu como é grande o poder das palavras? Mesmo que não houvesse qualquer motivo para matá-lo, uma simples frase fez com que você acreditasse neste absurdo”.

Da sensação mística
Postado por Paulo Coelho em 07 de Abril de 2008 às 08:55
Albert Einstein nos fala sobre Deus:
“No interior do átomo não reinam a harmonia e a regularidade que cientistas ultrapassados pensam. Tudo que sabemos do átomo está baseado em leis prováveis, apoiadas em estatísticas que a toda hora se modificam. Se não podemos determinar a matéria com exatidão, precisamos admitir a intervenção de uma causa maior”.
“A mais bela e profunda emoção que se pode experimentar é a sensação do místico. Aquele a quem seja estranha tal sensação, aquele que não mais possa devanear e ser empolgado por um encantamento, este é um homem morto”.
“A experiência cósmica religiosa é a mais forte e a mais nobre fonte de pesquisa científica. Minha religião consiste em humilde admiração ao Espírito Superior e ilimitado - que se revela nos menores detalhes, e no incompreensível Universo.”

Da oração de poder
Postado por Paulo Coelho em 06 de Abril de 2008 às 07:34
Uma antiga oração de poder, para ser rezada pelo Guerreiro da Luz. Quando ele reza, mentaliza a figura do anjo da guarda, vestido de dourado, na sua frente:
“Anjo santo, meu conselheiro, inspirai-me.Anjo santo, meu defensor, protegei-me.Anjo santo, meu amigo, pedi por mim.Anjo santo, meu mestre, ensinai-me.Anjo santo, minha luz, iluminai-me.Anjo santo, minha testemunha, purificai-me.Anjo santo, meu guia, dirigi-me.Anjo santo, sempre segura na minha mão.Amém”.

Dos desafios
Postado por Paulo Coelho em 05 de Abril de 2008 às 07:47
Aceite os desafios. E não esqueça: existem momentos na vida em que precisamos mais de bravura do que de prudência. Certas decisões precisam ser tomadas no fogo da emoção.
Entretanto, nós estamos acostumados a dizer: “é preciso calma. Tenho que estar preparado para isto”.Ninguém consegue se preparar direito para nada. Existe muita coisa que pode ser planejada, mas nem sempre é o melhor que a vida nos oferece. Uma aventura mágica - onde tudo conspira para nos ajudar a dar um grande salto sobre o abismo - sempre surge inesperadamente, e parte logo.
Sua presença foi resultado de um trabalho invisível que realizamos, sem que nos déssemos conta. É pegar ou largar para sempre.
Claro que podemos cair no abismo. Mas o que, nesta vida, não é arriscado?

Do barqueiro e do Buda
Postado por Paulo Coelho em 04 de Abril de 2008 às 10:31
Buda caminhava pela beira do rio com um amigo, quando notou um eremita no alto de uma rocha. “Aquele é um homem muito santo”, disse o amigo. “Há trinta anos está meditando”.Buda olhava, curioso, o homem santo. O amigo, entusiasmado, prosseguiu: “Aquele santo atingiu tal estágio de iluminação que, depois destes trinta anos, já é capaz de atravessar este rio levitando, sem molhar os pés”.“E se eu aprendesse a remar, quanto tempo demorava para fazer a mesma coisa?”- perguntou Buda.“Não sei”, respondeu o amigo, surpreso. “Talvez dois dias”.“Neste caso”, continuou Buda, “é melhor aprender a remar. O mundo espiritual foi feito para outras aventuras”.

Da sala de aula
Postado por Paulo Coelho em 03 de Abril de 2008 às 01:57
A vida tem paciência.
Podemos não prestar atenção ao que nos está sendo dito, podemos brincar na hora de coisas sérias - mas a vida tem o tempo que precisa para nos ensinar - aliás, tem toda a Eternidade a sua disposição.
A vida não se aborrece com alunos relapsos, como diz Williams. Tudo que a vida faz é - repetir a lição.
Cometemos um erro, e não damos bola. A vida tampouco se preocupa. Apenas nos faz repetir este erro quantas vezes for necessário.
Podemos nos desesperar, blasfemar, entrar em parafuso - mas, até aprender, continuaremos repetindo sempre a mesma lição.
Não adianta prometer que não faremos mais isto.
A vida quer ações, fatos. Não quer promessas. Só pára de nos ensinar certa coisa quando aprendemos a melhor maneira de agir naquela situação.

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP