quarta-feira, 16 de abril de 2008

‘É fácil ficar sentado num banco da Suíça dando palpite no Brasil’, diz Lula


Suíço Jean Ziegler, da ONU, disse que biocombustível era ‘crime contra a humanidade’. Lula voltou a dizer que preço de alimentos é influenciado por consumo dos mais pobres

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu nesta quarta-feira (16) as críticas do relator especial da Nações Unidas para o Direito à Alimentação, o suíço Jean Ziegler, de que a produção de biocombustíveis “é um crime contra a humanidade”. Sem citar o relator da ONU, Lula disse que “é muito fácil alguém ficar sentado num banco da Suíça dando palpite no Brasil ou na África”.

“Importante é vir aqui e meter o pé no barro e ver como a gente vive e para saber a quantidade de terra que nós temos e para saber o potencial de produção que nós temos. Hoje nós temos um bilhão de seres humanos que não comem as calorias e proteínas necessárias [diariamente] e não têm biodiesel”, afirmou.

As declarações de Lula foram feitas pouco antes de ele seguir para a conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que é sediada em Brasília. "Ao invés de ficar chorando, temos que produzir mais alimentos, mais soja, mais arroz, mais trigo", disse.

Lula voltou a afirmar que a alta nos preços internacionais de alimentos se deve à entrada de milhões de novos consumidores no mercado. “Não diga que [o alimentos] está caro por causa do biodiesel. Está caro porque o mundo não estava preparado para ver milhões de chineses comendo, milhões de indianos, de brasileiros e latino-americanos comendo três vezes ao dia.”

Ele criticou os países ricos que criam barreiras para os produtos agrícolas dos países pobres. "Queremos que outros paíse pobres plantem, Que a Europa abra seu mercado agrícola, para que os países pobres possam vender seus produtos."

"Não queremos paixão. Queremos que as pessoas discutam isso com racionalidade. E que não se discuta isso a partir da ótica da Europa. Deixar de olhar o mapa da Europa e olhar o mapa da América Latina, olhar o mapa da África, que a gente vai perceber que há muita coisa para fazer", disse.

Segundo o presidente, o "desafio é aumentar a produção agrícola, porque o povo do Nordeste está comendo mais, o povo da África está comendo mais, a China está comendo. Ou seja, é um Brasil que está entrando no mercado de consumo.

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP