quinta-feira, 10 de abril de 2008

AGORA SAI.DEPOIS DE MAIS DE 50 ANOS DE ESPERA O GOV. PETISTA DE LULA ESTÁ FINALIZANDO A DUPLICAÇÃO DA PONTE PRESIDENTE DUTRA.


Quando o presidente Lula ganhou seu segundo mandato, determinou que a duplicação da Ponte Presidente Dutra – entre Juazeiro e Petrolina (PE) – fosse concluída até o final daquele ano. A “ordem” presidencial foi anunciada pelos superintendentes do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (Dnit) na Bahia e Pernambuco quando visitaram a área em novembro de 2006.

O trabalho de duplicação foi iniciado no final de 2002 e desde então sofreu várias interrupções por falta de verba. De acordo com o superintendente do Dnit em Petrolina, Reginaldo Nunes, 80% dos R$ 25 milhões disponibilizados para o projeto já foram gastos. Com isso, a conclusão das obras depende de novas licitações para a contratação do serviço de construção dos acessos à ponte em Juazeiro. A previsão é que os editais sejam publicados na próxima semana.

“A solicitação está sendo feita e, se tudo correr bem e não houver recursos (questionando o resultado) durante o processo, a demora é de apenas 45 dias” , explica Nunes. Apesar dos rumores de que novas licitações podiam ser impedidas por este ser um ano eleitoral (para cargos municipais) a informação não é confirmada pela Justiça Eleitoral local. O juiz Cristiano Queiroz explica que a restrição é que a obra “não poderá ser usada promocionalmente por nenhum candidato sob risco de punições”.

ACELERAÇÃO
– A despeito do histórico do trabalho, as equipes das empresas responsáveis pela construção (OAS e Este – Restauração) estão trabalhando em ritmo acelerado. A duplicação, iniciada no final de 2002, visa a atender ao fluxo crescente de veículos na ponte, contabilizada em cerca de 35 mil carros por dia. A obra também deve facilitar o escoamento de produtos da região aos demais Estados do Nordeste e restante do País.

“Acredito que tenhamos uma empresa para começar o trabalho em junho e conclusão no final do ano, entre novembro e dezembro”, estima o superintendente do Dnit em Petrolina, referindo-se às obras de finalização. Até lá, os motoristas que utilizam a ponte continuarão enfrentando as restrições provocadas pela realização dos serviços de duplicação da ligação.

Diariamente, longos congestionamentos são formados devido à necessidade de aliar o tráfego e o trabalho construtivo com segurança. Veículos de grande porte, como caminhões de dois eixos e com cargas acima de 50 toneladas, precisam esperar até o dia inteiro para cruzar a ponte apenas depois das 22h.

PROJETO
– Duas novas pistas foram construídas de cada lado e o espaço reservado para os pedestres e ciclistas foi ampliado em mais dois metros em cada lateral. A área atual tem largura de 70 cm, provocando congestionamentos também neste tipo de tráfego. Sua estrutura é formada por 20 tramos ou subdivisões e a extensão total é de 801 metros.

A parte levadiça (portão da ponte) e histórica da Ponte Presidente Dutra será preservada, ficando protegida e sinalizada entre as pistas. A duplicação é a primeira intervenção de grande porte desde a década de 50 quando a Ponte Presidente Dutra foi construída. Na época da construção, a estrutura servia também para a passagem de trens de passageiros e de cargas que circulavam entre os dois Estados.

A importância da ligação feita por meio da ponte é reforçada pelos movimentos sociais das cidades vizinhas, tanto na Bahia quanto em Pernambuco. Todo grande protesto inclui a paralisação do tráfego como forma de chamar a atenção.

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